O processo de conquista do certificado de qualidade da ISO 17025 para o Laboratório de Classificação Visual e Tecnológica da Fibra de Algodão da Agopa conclui a sua primeira etapa. A consultora em Normas de Gestão, Patrícia Calderan, vai apresentar a todos os colaboradores da Casa do Algodão os resultados do Diagnóstico Organizacional dos procedimentos do laboratório para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Este diagnóstico contou com visitas as áreas-chave do laboratório e compõe a primeira de seis etapas, que incluem, o Planejamento do Projeto; Estruturação, mapeamento e escrita dos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade; Implementação dos procedimentos; Auditorias e avaliações Internas; Análise Crítica/Ações de Melhoria.
O SGQ é um mecanismo necessário para a conquista da certificação ISO. Patrícia Calderan explica que o sistema é um conjunto de “regras” mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que execute corretamente e no tempo devido, a sua tarefa, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum.
A próxima etapa vai trabalhar o planejamento do projeto. O primeiro passo será a definição da equipe que irá conduzir implementação da Gestão de Qualidade, seguido da elaboração, análise e aprovação do cronograma de mapeamento de processos. A Agopa também vai criar grupos de trabalho para a padronização e melhoria dos processos; auxiliar a coordenação do processo de implementação dos procedimentos aprovados pela Gestão da Qualidade; criar mecanismos de conscientização e difusão dos procedimentos aprovados aos colaboradores; e avaliar os resultados obtidos pela implementação dos procedimentos da qualidade.
Patrícia Calderan verificou que muitas rotinas do laboratório já possuem padrões de procedimentos e registros conforme as regras internacionais de análise de pluma. “Assim, o que deve ser feito é adequar essas regras e padrões à norma da ISO 17025”, explica.
Competitividade
“Para se manter no mercado e se tornar competitivo é preciso garantir a qualidade dos produtos e serviços, e isso não é uma tarefa simples de ser cumprida pelas empresas”, explica o diretor executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho. Para ele, este é um projeto inevitável para o Laboratório da AGOPA, que busca o crescimento de suas atividade e garantir mais qualidade que o mercado exige, o que consolida a demanda de implementar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
O diretor complementar ainda que, através deste sistema, o Laboratório da Agopa conseguirá aprimorar o controle e padronização de todos os seus processos, medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade. “Resumidamente, o Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que tem o foco voltado para o interesse do cliente, além de buscar a melhoria continua dos processos”, finaliza.