A participação da Agopa no projeto de capacitação de professores da Escola Municipal Argeu Paim Hoffman, em Cristalina acelerou o crescimento dos índices educacionais dos alunos. Conforme o relatório do Instituto Total, responsável pelo projeto e parceiro da Agopa, houve manutenção do crescimento do número de alunos, assiduidade e notas azuis nos boletins escolares. Também houve desenvolvimento no ambiente de trabalho dos professores, o comportamento dos alunos melhorou e a participação dos pais nos assuntos da escola aumentou.
Estes índices começaram a subir desde que o projeto começou, em 2017, mas ganharam novo fôlego com o apoio da Agopa, em 2018. Destaque para a melhoria de 25% no ambiente de trabalho dos professores; queda de 25% na quantidade de advertências aos alunos e aumento de 25% na participação dos pais nas questões que envolvem a escola. Para o consultor educacional do Instituto Total, Josebene Filho, após a entrada da Agopa no projeto, certamente haverá melhorias nos índices de notas e no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), cujos resultados ainda não foram publicados.
Mesmo assim, os números são animadores: em menos de 2 anos, o número de alunos subiu de 199 para 230. “A escola se tornou referência e atrai alunos de outras escolas do município”, declara Josebene. Além disso, a presença em sala de aula aumentou de 75% para 92% e a nota do Ideb cresceu de 4.4 em 2013 para 5.1 em 2017.
A formação dos professores se deu, entre outros pontos, nas rotinas de planejamento e gestão de comportamento. Na opinião dos professores, houve maior clareza de como lidar com os conflitos, uma preocupação maior dos pais em ir à escola para saber o andamento dos estudos dos filhos, melhoria na dinâmica das aulas e o alcance da nota do Ideb definido pelo Governo Federal para 2017. “Assumi a escola em um momento de grande decadência, com alunos e professores desmotivados. O projeto representa uma grande transformação em todo o ambiente escolar. Despertamos no aluno o desejo de ser alguém”, declarou a diretora da escola, Gisele Smaniotto.
A escola Argeu Paim Hoffman fica na zona rural do município de Cristalina, onde estudam filhos de trabalhadores de fazendas locais. A integração da comunidade escolar fez aumentar a participação dos produtores na escola e a cobrança deles junto às famílias com relação a participação nos estudos dos filhos. Com isso, os pais de alunos passaram a participar de reuniões escolares e ficaram atentos ao desempenho de seus filhos. “A presença dos pais gera orgulho e motivação ao aluno que vê interesse da família em seus estudos” complementa Josebene.
O coordenador do Programa Algodão Brasileiro em Goiás (ABR-GO), Abner Barreto, explica que o Projeto de Capacitação de Professores integra o Programa de Sustentabilidade. Explica ainda que já existem tratativas para implantar o projeto em outra escola municipal na região de Rio Verde. “A ideia é estender a iniciativa a todas as regiões produtoras de algodão em Goiás”, comenta.
Diretor Executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho recebeu o relatório do Instituto Total com entusiasmo. Para ele, a participação da Agopa em um projeto social de tamanho sucesso também melhora a cadeia produtiva do algodão: “alunos melhores geram pais mais satisfeitos, o que repercute no ambiente de trabalho e na produtividade individual e coletiva, gerando uma espiral positiva que beneficia todos os envolvidos. O investimento em educação ultrapassa os limites da escola”.